Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente

Infância / Adolescência

Na primeira consulta é decidido se é necessário realizar uma avaliação psicológica. Esta pode ter vários fins:

  • para decidir se é necessário um acompanhamento psicológico e de que tipo;
  • por pedido da escola no caso de dificuldades de comportamento ou de aprendizagem, nomeadamente para decisão sobre aplicação de medidas de ensino especial;
  • por pedido do pediatra para avaliação de questões de desenvolvimento ou outras;
  • por pedido de outros técnicos ou organizações.

Inclui a recolha de informações junto dos pais e a aplicação de provas e testes psicológicos. Pode necessitar de informações de outros técnicos (professores, médicos, etc.). Os resultados da avaliação serão fornecidos aos pais e, conforme as situações, poderão ser também ao próprio adolescente. Pode ser elaborado um relatório escrito.
A duração de uma avaliação psicológica é variável, conforme o fim a que se destina, mas tem em média 4 sessões de tempo variável.

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Equipa

MARIA JOÃO VALGÔDE
Psicóloga Clínica e Educacional.
Prática clínica com crianças, adolescentes e pais.
Experiência em contexto escolar e de coordenação de serviços escolares e de psicologia.

SOFIA NEVES
Licenciada em Psicologia, FPCEUL (1995).
Pós-graduada em Terapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa- APTCC, crianças e adolescentes (2006) e adultos (2008).
Formação em Avaliação Psicológica e Intervenção com Perturbações do Espectro do Autismo e outras Perturbações do Desenvolvimento, Melbourne, Austrália.
Bilingue (Português e Inglês).

INÊS MADUREIRA
Psicóloga clínica e psicoterapeuta.
Avaliação psicológica da criança e do adolescente.
Experiência em hospital e consultório privado com crianças adolescentes e adultos, em língua portuguesa e francesa.