Avaliação Neuropsicológica

Adolescência / Idade Adulta / Idade Maior

A Neuropsicologia Clínica do Adulto e do Idoso estuda a relação entre o cérebro e as suas funções nervosas superiores (a atenção, a memória, o raciocínio lógico, abstrato e aritmético, as funções visuo-perceptivas e executivas e alguns domínios da linguagem, leitura e escrita), nos casos de suspeita de disfunção e/ou lesão cerebral adquirida(s) que provocam alterações patológicas do foro cognitivo, comportamental e funcional do doente.
É um tipo de intervenção articulada com a família ou prestadores de cuidados do paciente, tendo em consideração o seu contexto social e cultural. Comparável a um exame complementar/auxiliar de diagnóstico, a Avaliação Neuropsicológica é realizada na fase de diagnóstico de decisão terapêutica do médico assistente, bem como no acompanhamento dos casos diagnosticados com bom potencial de reabilitação cognitiva.
É uma intervenção útil e muito solicitada para processos médico-legais.

Como é feita a Avaliação Neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica ou Exame das Funções Nervosas Superiores pode desenvolver-se em dois ou três tempos de aproximadamente 45 a 60 minutos cada, dependendo do grau de colaboração do paciente.
Para além da entrevista clínica (anamnese) com o doente e seus familiares/cuidadores, constitui-se de provas cognitivas e funcionais, na maioria dos casos muito simples mas que podem apresentar uma complexidade progressiva.

Recomendamos, nas 24 horas anteriores ao exame:
Repouso;
Evitamento de situações causadoras de ansiedade ou stress;
Cumprimento estrito das indicações do médico assistente, relativamente à toma da medicação.

No dia do Exame deve:
Fazer as suas refeições habituais (não estar em jejum);
Trazer as próteses oculares (óculos) e/ou auditivas (aparelhos).
No caso de se sentir doente, indisposto ou com qualquer outro problema de saúde, não deverá comparecer nesse dia à Avaliação Neuropsicológica, devendo tentar remarcar o seu Exame o mais breve possível.

Contacte-nos

Telefones:
21 195 79 47
91 600 64 64

Blog

Equipa

SOFIA RIBEIRO
Mestre em Neuropsicologia.

Experiência na Intervenção e Avaliação Neuropsicológica.

Fluente em Espanhol.

ELISABETE CARVALHO
Psicóloga clinica e psicoterapeuta.
Terapia psicanalítica; Executive and LifeCoaching.
Prática clínica com adultos e idosos.
Fluente em Espanhol.